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Inegavelmente, estabelecer um programa de fidelidade em uma farmácia magistral pode ser uma forma inteligente e eficaz de cativar o público e aprimorar o relacionamento da empresa com seus clientes.

Desse modo, com um bom programa de fidelidade, a farmácia consegue vender mais e conquistar o público no longo prazo. Já para o consumidor, essa é uma forma de conseguir descontos e ser recompensado pela sua lealdade.

Dito isso, neste artigo explicaremos como funciona um programa de fidelidade para farmácias magistrais, como ele pode ser implementado e quais são as vantagens dessa estratégia. Confira!

Como funciona um programa de fidelidade em farmácias magistrais?

O objetivo principal de um programa de fidelidade é fazer com que os clientes retornem ao estabelecimento, maximizando o investimento feito em conquistá-los. Para isso, eles são recompensados pelas compras que realizam, normalmente com descontos progressivos e outras regalias.

A estrutura do programa de fidelidade pode variar em complexidade, mas na essência ele consiste em um cadastro para o público que registra o seu consumo na farmácia. À medida que uma pessoa faz compras, ela acumula pontos que podem ser revertidos em descontos.

Alguns programas de fidelidade também optam por oferecer descontos exclusivos para os clientes que aderiram ao sistema, além de ofertas personalizadas com base nas demandas de cada pessoa.

Os principais tipos de programa de fidelidade para farmácias

Normalmente, quando as pessoas pensam em programa de fidelidade para farmácias, vem à mente o esquema bastante popular que se resume ao acúmulo de pontos, mas também existem outras alternativas.

Acúmulo de pontos

De fato, ele tem fatores que favorecem o crescimento das vendas, mas em termos de fidelização com a sua marca, talvez não seja a alternativa mais indicada. Afinal, os consumidores recebem o benefício apenas quando alcançam a pontuação, além de ser uma tática muito comum. Assim, o público pode migrar para outros estabelecimentos em busca de mais vantagens estratégicas.

Programas de coalizão

Há também os programas de coalizão que usam do cooperativismo entre duas ou mais marcas em busca de melhorar sua distribuição de insumos e mercadorias. Assim, as redes se beneficiam e podem contar com um bom controle de estoque. Por exemplo, os pontos somados na compra em farmácias podem ser trocados por produtos ou descontos em lojas e supermercados.

Serviços premium

Entretanto, o que mais chama a atenção e melhora consideravelmente a experiência dos clientes pela sua marca são os serviços premium. Atualmente, os clubes de assinaturas ajudam empresas a obter uma maior lucratividade e personalizar seu contato com o público-alvo.

Desse modo, é possível fortalecer os laços, analisar resultados, criar estratégias e sempre trabalhar com a premissa de garantir a satisfação dos consumidores pelo seu serviço. Nesse caso, o cliente paga uma taxa mensal e pode contar com benefícios exclusivos, como frete grátis, descontos e promoções personalizadas e assinaturas de produtos, como os de uso prolongado.

No entanto, é essencial ter uma boa logística, sobretudo se for contar com o serviço de delivery. Sem dúvidas, esse é um grande passo que o seu negócio dará, e as chances de obter sucesso dependem muito da assertividade do seu plano de ação.

Como implementar um programa de fidelidade?

A melhor forma de implementar um programa de fidelidade em uma farmácia é buscar o suporte de empresas especializadas nesse tipo de sistema, que contam com softwares e mecanismos específicos para a fidelização.

Se você deseja começar com um sistema de fidelização mais simples, também é possível utilizar cartões com selos que vão sendo preenchidos à medida que o cliente consome. Por exemplo, quando ele acumula R$500 em compras, ganha um vale desconto de R$50.

A dica aqui é que, mesmo se a empresa optar pelos cartões, é importante ter um registro dos produtos que cada cliente compra. Com dados sobre o público, é possível entender melhor o comportamento individualizado dos consumidores. Em seguida, aprimore a estratégia de vendas com base nisso. Indo além, veja abaixo algumas práticas fundamentais que permitem tomadas de decisões assertivas.

Conheça quem são os clientes

O contato personalizado é fundamental para gerar vendas recorrentes no seu estabelecimento. Por isso, para um programa de fidelidade para farmácias dar certo, é necessário conhecer a fundo as características e o comportamento de cada cliente.

Essa é uma ótima forma de entender os desejos e as necessidades do público e mostrar o quanto sua empresa se importa e é grata por essa confiança que os clientes depositam na farmácia. Neste caso, conte com um sistema de CRM em busca de manter um bom gerenciamento de relacionamentos e obter dados.

Faça um regulamento claro para todos

A atenção à linguagem e o tom usado na propagação de mensagens são fatores que diminuem a possibilidade de ruídos de comunicação. Assim, quando se trata de um programa de fidelidade para farmácias, esse cuidado também deve prevalecer. Por isso, mantenha a clareza na construção do regulamento e sempre fique à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Foque em um sistema de acompanhamento 

Como bem sabemos, a cultura baseada em dados ajuda muitas pessoas a usar dados de maneira estratégica. E, consequentemente, melhorar suas estratégias com base em informações reais. Sem dúvidas, esse é um tipo de comportamento que agrega valor na sua prestação de serviços e permite que a qualidade esteja presente na farmácia.

Diante disso, conte com um sistema de acompanhamento e sempre avalie o seu desempenho com o auxílio de indicadores-chave. Desse modo, você mantém o foco no seu diferencial competitivo e torna o serviço ainda mais atrativo na intenção de estimular o surgimento de clientes promotores da sua marca.

Quais as vantagens desse tipo de programa?

A principal vantagem do programa de fidelidade para farmácias é a recorrência dos clientes. Muitos dos medicamentos oferecidos na farmácia magistral fazem parte de um tratamento de longo prazo. Logo, é interessante que o consumidor retorne sempre ao estabelecimento e não vá aos concorrentes.

Além disso, os programas de fidelidade são fontes de dados sobre o comportamento de cada consumidor, o que pode ser extremamente útil para o desenvolvimento do negócio. Com mais informações sobre o público, a farmácia pode entender como vender para cada pessoa de forma individualizada, bem como maximizar seus resultados.

Vale a pena lembrar que os programas de fidelidade também são vantajosos para os clientes, que terão descontos e gastarão menos com os seus tratamentos. Se forem corretamente implementados, eles podem se tornar um diferencial competitivo decisivo para a farmácia de manipulação.

Agora que você já sabe a importância de um programa de fidelidade para uma farmácia magistral, que tal aproveitar para aprender como apresentar um medicamento manipulado para os seus clientes?

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