De acordo com relatório da Global Consumer Trends, a preocupação crescente com a saúde individual é uma das consequências da COVID-19. Diante disso, o prescritor precisa entender as várias formas de acompanhar tal tendência entre a população. Um conceito importante nesse contexto é a nutrição holística.
Sabe-se que a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada são a base para atingir a longevidade com maior sucesso. Entretanto, existem determinadas abordagens que colocam os alimentos no papel de protagonistas de um equilíbrio entre bem-estar físico e mental.
Quer mais detalhes sobre essa solução? Então continue conosco e veja informações pertinentes ao seu conhecimento nos tópicos abaixo.
As características da nutrição holística
A nutrição holística é uma metodologia que observa o indivíduo como um todo e coloca a alimentação saudável como a melhor forma de atingir uma boa saúde mental e física. Não só os alimentos, mas a forma de preparo e consumo, que pode ser auxiliado com o uso de suplementação. Apesar de ser um conceito atual, essa abordagem já é bastante comum na área da medicina.
Profissionais acreditam que as mudanças no estilo de vida surgem de um objetivo realmente significativo dessas pessoas em busca de hábitos saudáveis, beneficiando-se das capacidades terapêuticas dos alimentos. Assim, elas conseguem atingir suas metas com maior facilidade e de modo adequado às suas necessidades nutricionais. Portanto, é um fator que melhorou ainda mais a adesão ao tratamento pelos pacientes.
Os diferenciais dessa abordagem
Como a medicina tradicional trata um determinado problema por meio de um fator considerado revés no organismo do paciente, as soluções vão desde medicamentos convencionais até soluções manipuladas que conduzem um tratamento eficiente.
Dessa forma, o indivíduo obterá a cura ou controle dos sintomas ao final do procedimento em questão. Entretanto, a nutrição holística tem uma visão mais abrangente dessa mesma situação. Neste caso, a patologia ocorre como um último estágio de uma série de sintomas no organismo e fatores que afetam o lado emocional do ser humano.
Em outras palavras, o corpo externa uma dor de uma ou mais enfermidades já presentes dentro dele. Logo, é necessário focar no valor nutricional e no poder curativo do que se consome diariamente, a fim de atingir uma vida benéfica e com total equilíbrio em todos os seus aspectos.
A nutrição holística e a ajuda do prescritor
De maneira geral, a nutrição holística influi em vários aspectos da vida de um indivíduo. Desde a redução dos efeitos da TPM até o rejuvenescimento celular. Nesse contexto, os nootrópicos e os adaptógenos são as soluções mais presentes no que diz respeito a esse método.
Os nootrópicos são compostos naturais que melhoram a capacidade cognitiva e outras funções cerebrais, normalmente de grande auxílio em tratamento de TDAH e depressão. Além de produtos manipulados, é possível encontrá-los no café, em mirtilos e no cacau.
Já os adaptógenos ajudam nosso corpo a ficar mais resistente a situações de ansiedade e estresse. Eles estão presentes em alimentos como morangos, amêndoas e cogumelos adequados ao consumo humano.
Para finalizar, vale ressaltar a recomendação de certas práticas esportivas, principalmente a ioga, que estabelece uma ótima combinação com a nutrição holística. Assim, o paciente conquistará os resultados desejados de acordo com o estilo de vida que ele busca.
Ainda sobre estilo alimentar, confira neste artigo como a dieta Plant-Based diminui o risco cardiovascular.