médicos empreendedores

Muito se fala, mas poucos compreendem realmente o que é o empreendedorismo. Principalmente no ramo da saúde, ainda há muita dúvida sobre os benefícios de ser um dos médicos empreendedores. Além disso, existe o questionamento de como isso se aplica na atuação do profissional.

Empreendedorismo consiste no processo de implementar um novo negócio. Empreender demanda algumas características básicas, como coragem e criatividade. Elas são capazes de proporcionar ao seu cliente algo diferente do que sua concorrência oferece, que seja atraente ao público e rentável para o profissional.

Embora milhares de médicos se formem todos os anos, a faculdade de medicina não prepara os profissionais para a realidade do mercado. Em uma área tão competitiva quanto a saúde, o empreendedorismo pode ser a chave principal para obter sucesso e destaque.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos o que você precisa saber para fazer parte do grupo de médicos empreendedores. Acompanhe!

Quais as vantagens de se tornar um dos médicos empreendedores?

O médico que resolve empreender e abrir sua própria clínica pode ter desafios pela frente. Entretanto, as vantagens são atraentes e fazem todos os obstáculos valerem a pena.

O primeiro atrativo de ter seu próprio negócio, principalmente no ramo da saúde, é a liberdade de definir o padrão de atendimento que você oferecerá, os dias e os horários que a clínica estará aberta, bem como o segmento específico. Por exemplo, atuação na modalidade home care e outros mercados na prática da medicina.

Além disso, há a vantagem da precificação justa de seu serviço. Uma das maiores reclamações dos médicos é o pagamento abaixo da média em hospitais e postos de saúde. Ter seu próprio negócio possibilita criar uma tabela própria de preços para consultas e procedimentos particulares.

Outra vantagem é a possibilidade de controlar a agenda de trabalho. Empreender e abrir sua própria clínica é ter o controle total da sua carga horária. Contudo, um dos maiores benefícios é a possibilidade de se destacar em seu ramo de atividade. Ou seja, trazer diferenciais para a sua clínica que atraia os clientes, até os mais exigentes.

Como se tornar um dos médicos empreendedores?

Para empreender e superar os desafios que o próprio negócio pode gerar, o médico precisa desenvolver algumas habilidades. Descreveremos as principais nos próximos tópicos.

Faça a gestão de finanças

Os médicos empreendedores têm que ter total controle de sua vida financeira. Entender conceitos como fluxo de caixa, taxas e impostos, custos e lucros é essencial para manter seu negócio rentável e funcionando.

Desenvolva a noção de mercado

Para ter sucesso e destaque no mercado, é preciso ter muita intimidade com ele. Saber quais são as demandas, as tendências e as necessidades é crucial nessa jornada. Portanto, o médico deve conhecer todos os processos de um segmento.

Ou seja, não somente aqueles que envolvem a prática da medicina, mas as demais demandas que existem no consultório. Essa etapa é importante no projeto de abrir a clínica ou quando ela já existe. O estudo de mercado permite que as alterações necessárias sejam feitas, visando o desenvolvimento do potencial de negócio.

Além disso, esse trabalho também facilita o aprendizado de novas abordagens de tratamentos para serem adotadas em sua clínica. Assim, abre uma grande janela de oportunidades para que você seja o pioneiro em determinada atividade.

Aprenda sobre gestão de pessoas

Os médicos empreendedores também devem saber gerenciar uma equipe de profissionais. Para tanto, é importante estudar e adquirir habilidades de gerenciamento de pessoas. Isso é essencial na atração de colaboradores mais capacitados para atuar em sua clínica.

Além disso, esse aprendizado pode auxiliar bastante no relacionamento com seu pessoal. Consequentemente, tornará o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. Inevitavelmente, essas características farão com que os colaboradores trabalhem com mais foco e produtividade.

Busque o domínio de novas tecnologias

A tecnologia passa por evoluções constantemente. Muitas vezes, trazendo estratégias e ferramentas que podem facilitar e melhorar o trabalho, independentemente da área. Atualmente, existem sistemas de gestão médica que simplificam alguns dos processos na clínica e tornam a rotina mais eficiente.

Além disso, os médicos empreendedores podem trazer procedimentos diferenciados e modernos. Um exemplo disso é a telemedicina, que tem potencial para aumentar o leque de serviços prestados pelo seu estabelecimento, bem como novas formas de atendimento.

Estude sobre gestão e empreendedorismo

Estudar sobre gestão e empreendedorismo é essencial para os médicos empreendedores. Infelizmente, esses dois assuntos não são muito difundidos nos cursos universitários de medicina. Logo, é comum que os profissionais saiam da sua formação sem saber como montar um negócio.

Sendo assim, você deve buscar esse conhecimento após formado. Graças ao avanço da tecnologia, esse aprendizado ficou mais simples. Atualmente, é possível estudar sobre o assunto por meio de cursos ministrados pela internet, fóruns online, mentorias à distância e outras modalidades de treinamentos.

Busque parceiros efetivos

Também, vale a pena pensar em parceria. O ideal é que os demais profissionais complementem o trabalho da sua clínica. Evite fazer sociedades com eventuais concorrentes, pois isso pode tirar o foco da sua atividade.

Afinal, ninguém deseja ter um concorrente dentro do seu próprio estabelecimento. Portanto, se você pensa em agregar parceiros ao negócio, sempre tenha em mente esse fator. Além disso, procure por profissionais que podem agregar valor ao trabalho prestado por sua clínica.

Assim, mais pessoas circularão pelo estabelecimento, impactando positivamente o crescimento da empresa em sua totalidade.

Cuide das finanças do negócio

Ainda, é muito importante ter cuidado com as finanças da sua empresa. Isso porque não é raro encontrar médicos que faliram pelo simples descontrole de suas contas. Logo, é crucial contar com ferramentas que auxiliem nesse processo de controle financeiro.

Outra dica é contratar profissionais ou empresas terceirizadas para fazer esse trabalho. Afinal, você também não pode dedicar tanto tempo a essa atividade. Ou seja, estará ocupado atendendo seus clientes. Portanto, vale a pena pensar na terceirização desse setor vital da sua empresa.

Tenha o controle de todos os aspectos do negócio

Finalmente, é preciso que você tenha o controle de todos os aspectos do seu negócio. Ao afirmar isso, muitas ideias erradas podem surgir na mente dos médicos empreendedores. Veja bem, não defendemos que você deva fazer todo o trabalho dentro estabelecimento.

No entanto, é essencial que você tenha a plena noção de cada uma dessas tarefas executadas por seus colaboradores ou terceirizados. Nesse caso, você deve acompanhar atividades, como:

  • agendamento;
  • relacionamento com seus pacientes;
  • aquisição de insumos e equipamentos;
  • organização e limpeza do espaço físico;
  • pagamentos de colaboradores e demais despesas;
  • acompanhamento de custos básicos, como consumo de água, energia, internet, sistema, aluguel, entre outros.

Perceba que acompanhar cada uma dessas ações não significa executar a tarefa. Afinal, você não terá tempo para fazer tudo isso. O ponto que precisamos destacar é que o médico empreendedor deve estar totalmente alinhado com a execução das atividades. Isso significa acompanhar de perto cada uma delas.

Ao fazer isso, você evitará surpresas desagradáveis que podem acontecer na clínica. Por exemplo, a falta de um material específico, limpeza ruim em determinados ambientes, falta de pagamento de alguma conta, entre outros problemas.

Quais áreas um médico empreendedor pode atuar?

Normalmente, os profissionais optam pela área da especialização que fizeram, em busca de atrair um público que se interesse por tal serviço. Entretanto, os médicos empreendedores podem usar o marketing digital para dar procedimento a um projeto que traga um impacto positivo para a população como um todo.

Por exemplo, o incentivo à ampliação de recursos financeiros para o tratamento de precisão ser uma realidade no Brasil. Como bem sabemos, trata-se de uma área que promove parcerias entre médicos, biólogos, farmacêuticos e outros colaboradores da saúde, para que todos tenham direito aos tratamentos personalizados.

Afinal, por meio do perfil genético do indivíduo é possível atuar de uma maneira multidisciplinar e ter mais convicção no momento dos diagnósticos. No entanto, nosso país ainda enfrenta desafios associados a tal abordagem. Desde a ausência de profissionais qualificados até o andamento de pesquisas genotípicas e fenotípicas que permitam essa realidade aqui.

Sociedade médica

Uma opção, inclusive, é formar parceria com profissionais de diferentes áreas e especializações, para montar uma clínica com atendimento multidisciplinar. Isso atrai a confiança do público e permite que os pacientes possam tratar seus problemas em um só lugar, de maneira cômoda, ainda mais para grupos de famílias. Também é possível agregar novas tecnologias e otimizar custos.

Paralelo a isso, além da proposta do projeto em torno da saúde, existe a versatilidade de transmitir conhecimentos por meio de vários locais. Seja presencial, seja online, a construção da sua autoridade dispõe de diferentes meios. Neste caso, cabe ao médico escolher aquele que melhor se alinhe aos objetivos da sua estratégia. Conheça algumas sugestões abaixo.

Produção de conteúdo em blog

O inbound marketing é uma ótima maneira de oferecer vantagens para a sua marca, principalmente para médicos empreendedores que desejam estabelecer relações a longo prazo com seu público. Por meio de um blog, é possível explorar assuntos relacionados à sua área e fazer uma prospecção passiva dos pacientes.

Neste caso, o profissional passa a trabalhar com um funil de vendas, que torna os conteúdos mais direcionados a um determinado objetivo. Com isso, aumenta as chances de favorecer a sua taxa de conversão e satisfazer as expectativas das pessoas. 

Consequentemente, elas aumentam a confiança pela sua imagem e optam pelos seus serviços nas vezes que precisarem realizar uma consulta ou iniciar um determinado tratamento.

Desenvolvimento de infoprodutos

Devido às várias oportunidades de negócios que a internet proporciona, os infoprodutos viraram uma grande realidade no empreendedorismo. Dessa maneira, é interessante que os médicos empreendedores foquem no desenvolvimento de produtos em formato digital que explorem assuntos de interesse do público que desejam atingir. 

O mercado de infoprodutos é uma das áreas que mais crescem no Brasil, que chegou a 103% apenas em 2020. Por isso, a dica é elaborar materiais ricos, como e-books, e disponibilizá-los em seu site e outras plataformas. Além disso, o profissional pode apostar em webinars, produção de cursos digitais, workshops e videocasts.

Sobretudo, atualmente, em que o vídeo marketing é cada vez mais explorado, pois a adequação da linguagem com os elementos visuais ajuda os usuários a assimilar melhor o conteúdo. Sem dúvidas, é uma opção que facilita o entendimento.

Vale ressaltar que, segundo parecer do CFM, de julho de 2020, a comercialização de cursos online oferecidos por médicos possui natureza de serviço médico, e não meramente ensino. Por isso, deve seguir a aplicação das regras de publicidade da categoria.

Investimento no consultório

As estratégias de inboung marketing e a promoção de cursos e distribuição de infoprodutos também servem para aumentar o número de clientes no consultório. Afinal, as ferramentas online são uma ótima maneira de engajar e atrair o público para realizar o atendimento presencial em local de total confiança. Sobretudo se antes você prestava o serviço home care, mas gora oferece o atendimento presencial em seu próprio consultório ou clínica

Então, tudo pronto para ser um dos médicos empreendedores do Brasil? Ao seguir essas dicas, você terá grandes chances de ter sucesso nessa jornada, aproveitando todos os benefícios incríveis que o universo do empreendedorismo pode proporcionar.

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