Marketing Nutricional

O marketing nutricional é um dos principais motores que disseminam a ideia de uma alimentação saudável e os benefícios que podem ser conquistados com ela. É muito comum que a própria indústria alimentícia já atue com essa divulgação de seus produtos saudáveis.

Desse modo, o nutricionista pode se valer desses processos para trabalhar o engajamento de seus pacientes em procedimentos de reeducação alimentar. Como esse é um assunto muito importante, nós resolvemos trazer um artigo completo para tratar dele. Continue lendo e saiba mais!

O que é o marketing nutricional?

O marketing nutricional é um conjunto de estratégias cujo objetivo é fornecer aos consumidores as informações de caráter nutricional dos alimentos. As principais ferramentas de divulgação dessas informações são os próprios rótulos fornecidos pela indústria alimentícia. Nele, é possível encontrar propagandas nutricionais como:

  • o baixo teor de gordura;
  • a riqueza nutricional do produto, como fibras, vitaminas, minerais etc.

Para que a estratégia do marketing nutricional cumpra o seu objetivo, o consumidor precisa ter conhecimento das informações contidas nos rótulos. Assim, ele entende como esses componentes podem trazer benefícios para o seu corpo. Justamente nesse momento é que surge a importância do prescritor, ou seja, o nutricionista.

Como o marketing nutricional é utilizado?

O marketing nutricional pode ser utilizado pelo profissional da saúde como uma fonte de informações para os seus pacientes em processo de emagrecimento. Ao ter dados completos sobre cada elemento do rótulo de um produto, o indivíduo pode buscar apenas itens com valores calóricos reduzidos e a riqueza de nutrientes que ele necessita.

Desse modo, evita-se alimentos ultraprocessados ricos em sódio, açúcares e outros elementos que podem atrapalhar o emagrecimento.

Quais são os cuidados envolvidos nesse processo?

Aparentemente, o marketing nutricional parece uma prática de fácil incorporação no dia a dia dos profissionais de saúde. Contudo, é preciso ter muito conhecimento a respeito da rotulagem de alimentos, bem como das estratégias que as empresas empregam na divulgação de seus produtos.

Portanto, o cuidado que o nutricionista deve adotar é fornecer conhecimento sobre a leitura e as quantidades de elementos descritos nos rótulos, de modo que atendam às necessidades do paciente. Sobretudo, encontrando informações nas entrelinhas que podem prejudicar o avanço do emagrecimento da pessoa.

Como a tecnologia impacta o marketing nutricional?

A tecnologia contribui de maneira significativa para o marketing nutricional aplicado ao emagrecimento, principalmente por meio dos aplicativos que encontramos no mercado. Por exemplo, o Desrotulando é um app que escaneia o código de barras de um produto e demonstra os itens que existem nele.

Portanto, aponta quais são interessantes e os que podem prejudicar o emagrecimento do paciente. Outro aplicativo é o Foodvisor, que tem uma função semelhante ao anterior. Contudo, ele permite que o usuário fotografe a comida e visualize o seu valor calórico.

Obviamente, nenhum desses aplicativos substitui a intervenção de um nutricionista na prescrição de uma plano alimentar. Porém, eles auxiliam o paciente na parte prática do processo, ou seja, escolher os alimentos que levará para a sua casa.

Por fim, nós podemos concluir que o marketing nutricional desempenha um papel importante no emagrecimento e na manutenção da saúde dos pacientes. Com isso, você pode aproveitar as estratégias já adotadas pela indústria alimentícia para favorecer as pessoas que procuram o seu consultório.

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