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Ao longo dos anos, muitas mudanças ocorreram na sociedade, mas a importância da farmácia na manutenção da saúde continua intacta, aliás, só aumenta. Portanto, avanços na área farmacêutica buscam satisfazer o interesse de um público que deseja um estilo de vida saudável. Assim, cresceu o segmento da farmácia fitoterápica.

O mercado de fitoterápicos no país obtém um crescimento bastante promissor. Afinal, diversas pessoas demonstram reações positivas aos efeitos terapêuticos desse tratamento alternativo. Desse modo, é importante que o farmacêutico entenda os principais desafios e as oportunidades de crescimento que esse segmento oferece.

Portanto, continue conosco e conheça mais detalhes sobre esse assunto nos tópicos abaixo. Boa leitura!

As mudanças de comportamento e os hábitos de consumo

Durante a pandemia da COVID-19, o mercado percebeu uma mudança no comportamento do consumidor. Segundo um estudo, as pessoas passaram a reforçar a higiene pessoal na intenção de evitar possíveis contaminações e a comprar apenas o que é essencial.

Aliado a isso, há também o fato de as vendas online cresceram devido ao isolamento social e as medidas restritivas. Assim, aumentou o serviço de delivery e foi necessário melhorar processos logísticos para garantir a satisfação do público com as entregas.

Dessa forma, os consumidores procuraram prestar mais atenção ao que compram, sobretudo em relação a soluções que trazem uma maior qualidade de vida a eles. Consequentemente, passaram a valorizar ideais sustentáveis e itens livres de componentes sintéticos. Outro fator é que cresceu o número de adeptos ao veganismo no Brasil.

Logo, a fitoterapia ganhou ainda mais valor na vida deles. Tanto por aproveitar a diversidade de vegetais presente no nosso país quanto pelo fato desses medicamentos não apresentarem efeitos colaterais ou contra indicações em seu uso. Portanto, eles querem investir em algo que garante a eficácia no tratamento e tem um papel otimizador na saúde.

O segmento de farmácias fitoterápicas no país

O uso de plantas medicinais no tratamento de doenças já alcançou muitos resultados positivos ao longo da evolução da humanidade. Como foco nessa premissa, o mercado começou a valorizar essa cultura milenar e entender que existe uma grande quantidade de adeptos dessa técnica.

Atualmente, muitos optam pela medicina natural por ela ter uma abordagem menos invasiva em comparação à convencional. Assim, a farmácia fitoterápica tem o papel evidenciar as vantagens que tal alternativa oferece ao público. Contudo, é necessário lembrar que os medicamentos só podem ser usados após passar por uma consulta médica, que avaliará diagnóstico, prescrição e monitorização.

Os fitoterápicos são desenvolvidos a partir de plantas medicinais e componentes vegetais, sem adição de substâncias ativas isoladas. A eficácia e segurança desses medicamentos são atestados em estudos e testes clínicos com padrão de qualidade. Inclusive, são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dados de crescimento do segmento

Segundo pesquisa, a pandemia da COVID-19 impulsionou o faturamento de farmácias em 53% só em 2021. Em maior parte, esse aumento foi impulsionado pela compra de antidepressivos e reguladores de humor. Já de acordo com o Ministério da Saúde, apenas em 2016, a estimativa de pessoas que buscaram os tratamentos à base de plantas já havia crescido mais de 160% em dois anos. Atualmente, a tendência só aumenta.

Por isso, alternativas naturais que possam tratar sintomas de infecções virais e problemas como ansiedade, insônia e irritabilidade são boas oportunidades de venda. Ademais, os fitoterápicos já são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e se adéquam em diversas formas farmacêuticas. Eles podem ser manipulados em cápsulas, géis, comprimidos, soluções orais líquidas e xaropes.

Oportunidades que o mercado reserva

De antemão, o governo brasileiro já instalou a Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A ideia é contribuir com o desenvolvimento sustentável da biodiversidade e ampliar as opções terapêuticas oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim, todos poderão ter confirmação da eficácia desses medicamentos e a sua farmácia fitoterápica terá mais chances de otimizar resultados de atração e fidelização de clientes. Para finalizar, é importante focar no investimento de treinamentos e qualificação profissional dos seus colaboradores, principalmente em cursos e eventos que tragam novidades em relação à medicina natural.

Aliado a esse assunto, já ouviu falar em farmácia estética? Conheça mais dessa área de atuação nesse artigo.

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