Investir no design das embalagens é um modo eficaz para trabalhar o seu diferencial competitivo. Afinal, muitas empresas buscam estratégias que maximizem o valor da marca. Contudo, no setor magistral esse aspecto carrega uma importância ainda maior.
Isso porque é necessário transmitir confiança e qualidade. Tanto na hora do atendimento quanto na ocasião de apresentar e comercializar os produtos aos consumidores.
Por isso, vamos focar um pouco mais nesse tema. Conheça recomendações básicas e outras boas práticas que garantem uma melhor adesão de clientes.
As recomendações básicas referentes às embalagens dos manipulados
Primeiramente, é necessário focar nas funções básicas das embalagens no setor farmacêutico, visto que elas precisam preservar e acondicionar adequadamente os produtos. Outra função é garantir a proteção contra a ação de agentes externos, como oxigênio e temperatura. Isso é importante para que o produto não sofra danos ou fique em más condições de uso.
Em seguida, é primordial passar todas as informações pertinentes ao consumidor. Número de lote, prazo de validade, formas de uso e manuseio entram nessa lista. Tudo sempre de forma clara e acessível, principalmente na hora de comunicar a maneira correta de utilização do produto. Clique aqui para ler nosso artigo sobre rotulagem dos medicamentos manipulados.
Além disso, escolha o melhor tipo de embalagem que terá contato direto com o item, popularmente conhecida por embalagem primária. Entre as opções do mercado, as mais comuns são: envelope, bisnaga, blister ou frasco. Em suma, elas precisam estar de acordo com as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os diferenciais que o design de embalagens traz
Cada embalagem precisa dialogar com a identidade visual da sua marca. Por isso, é fundamental transmitir valores que aprimorem o seu posicionamento no mercado. Nesse sentido, além de compartilhar informações pertinentes ao produto, o marketing sensorial deve prevalecer, despertando sensações no público.
Nesse contexto, o design de embalagens tem a proposta de oferecer soluções atrativas aos clientes, sobretudo em relação ao aspecto visual. Isso pode ser alcançado pela escolha de frascos diferenciados, bonitos e personalizados. Ademais, é comum a utilização de fragrâncias para estimular uma sensação positiva na mente dos clientes. Desse modo, cria-se uma experiência única.
Por outro lado, a ausência desse cuidado com o consumidor pode desfavorecer as vendas. Além disso, se a farmácia oferece uma embalagem de baixa qualidade, pode causar descrédito em todo o esforço do médico que prescreve o ativo.
Por fim, é muito importante investir em aspectos que diferenciem o seu negócio da concorrência. Assim, a sua farmácia terá a oportunidade de inovar e ser uma grande autoridade no segmento, estimulando as vendas.
Os principais passos para investir no design das embalagens
Em primeiro lugar, conheça a fundo o seu segmento: identifique os seus concorrentes e os pontos altos e baixos no mercado magistral.
Posteriormente, é preciso fazer uma análise minuciosa relacionada às principais características do seu público-alvo. Por exemplo, embalagens sofisticadas chamam a atenção de um público mais seleto, enquanto existem aqueles consumidores que preferem invólucros práticos e simples.
Você colherá muitas informações preciosas com uma pesquisa de mercado, que pode ser feita com seus clientes fiéis. Portanto, estude as informações com cuidado para apostar no design de embalagens.
Ademais, deixe a criatividade trazer soluções que surpreendam a sua clientela através de cores, formatos e sensações. Pense ainda no destino final dos materiais. Desse modo, será possível aumentar a sua lista de clientes recorrentes.
A parceria com uma empresa para a confecção das embalagens
Como bem sabemos, é muito importante que as empresas façam parcerias com outras marcas que entendam suas necessidades. O compromisso de satisfazer as demandas do consumidor é constante, e os detalhes fazem toda a diferença nesse momento. Afinal, as farmácias desejam se destacar diante do cenário competitivo que vivem.
Dessa forma, o design de embalagens é uma entre tantas formas de agregar valor à marca e aumentar as possibilidades de fidelização. Sob esse ponto de vista, é fundamental estudar com cuidado os possíveis parceiros de confecção de embalagens, para que o consumidor tenha sempre uma boa experiência com o seu negócio.
Dito isso, queremos explorar um pouco mais sobre esse investimento e o quanto é essencial considerar alguns fatores na escolha da empresa que fabricará suas embalagens.
O que são essas empresas de design de embalagens?
A terceirização de serviços permite que uma empresa contrate outra para gerenciar determinadas atividades da sua farmácia. Inegavelmente, a atualização da Lei 13.429/2017 trouxe uma melhor flexibilização e hoje permite até terceirizar as atividades-fim de uma organização.
Neste caso, será possível que uma determinada companhia ofereça soluções de layout e uma identidade visual que realmente agregue valor. Ao mesmo tempo, pode auxiliar em benefícios a longo prazo na parte logística. Ao passo que esse é um dos aspectos que melhoram sua taxa de conversão e promovem o aumento de clientes promotores.
Além disso, as empresas de design de embalagens seguem normas de rotulagens e estão por dentro de todas as diretrizes presentes nas regulamentações. De maneira geral, ter uma empresa com essa experiência e com total aproximação com sua prestação de serviços, facilita o processo de identificação de alternativas e inspira novas oportunidades.
Ou seja, é um investimento que traz muitas vantagens e faz com que a qualidade esteja sempre presente em cada contato que o cliente tem com seus produtos.
O que considerar no momento da escolha do fornecedor?
Normalmente, as empresas fazem uma grande busca na internet, a fim de identificar a parceria que melhor atenda às suas expectativas. Afinal, como vimos anteriormente, contar com alguém que já tem conhecimento sobre o segmento que você faz parte é de enorme ajuda para melhorar suas estratégias e dar um upgrade na sua marca.
Portanto, é essencial valorizar esse ponto, da mesma forma que a consideração pela reputação online do fornecedor. Com isso, leve em conta os comentários e as críticas que os clientes compartilharam sobre tais fornecedores.
No caso de optar pela terceirização, também verifique o cumprimento das leis da empresa em relação ao serviço contratado e a reputação geral. Desde a quantidade de ações trabalhistas até o comentário de ex-colaboradores em sites especializados. Assim, é possível associar a sua marca com outra que tenha os mesmos valores.
Como definir o design?
Por último, não se esqueça que as embalagens precisam dialogar com sua linguagem visual. Neste caso, é interessante fazer um planejamento para definir objetivos e oferecer um resultado que seja atrativo a todos. Afinal, são esses detalhes que ajudam a engrandecer a marca e transmitir mais confiança pela sua imagem.
Por fim, abandone o pensamento de que se trata de uma simples embalagem. Ela é uma grande oportunidade de mostrar ao cliente a qualidade e a relevância da sua marca. Ainda mais quando preserva a segurança e durabilidade do produto. Além disso, uma boa identificação permite a compra por repetição, já que o cliente lembra das características da embalagem na hora de comprar algo.
Neste artigo, você aprendeu sobre a importância de investir no design das embalagens. Afinal, elas são ótimas soluções para agregar valor à sua marca e trabalhar o seu diferencial no mercado. Por isso, aposte nesse aspecto e aumente as suas vendas.
Então, gostou das dicas? Você pode compartilhar essas informações com outros profissionais farmacêuticos.