consequencias-da-insonia

A qualidade do sono é um dos principais cuidados que o ser humano deve ter. Afinal, é muito importante que o corpo relaxe e, posteriormente, esteja disposto a encarar os afazeres de um novo dia. Entretanto, nem sempre isso acontece, por isso, cresce a preocupação de pessoas com as consequências da insônia.

A insônia pode se manifestar como sintoma ou como uma questão a ser tratada, mas, de toda forma, sempre traz uma série de problemas que afetam a qualidade de vida de quem sofre com o problema.

Portanto, continue conosco e veja as principais consequências da insônia, que podem ser evitadas ao buscar alterações simples na rotina e ajuda profissional.

Alterações de humor

Sem dúvidas, uma das principais consequências da insônia é em relação às alterações de humor ao longo do dia. A princípio, é um fator que prejudica tanto a sua vida social quanto profissional, pois o local de trabalho requer pessoas dispostas a otimizar resultados e explorar estratégias que melhorem o alcance de metas.

Com isso, um corpo que não conseguiu relaxar e recuperar as energias, não terá tranquilidade na mente o suficiente para propor melhorias e ser produtivo durante o horário de expediente. Normalmente, quem sofre desse mal apresenta muita irritabilidade e nunca se satisfaz com o que conquistou. Em suma, é um comportamento que prejudica muito sua saúde mental.

Cansaço constante

Antes de qualquer coisa, o indivíduo precisa de no mínimo 8 horas de sono diários para poder repor as energias e acordar disposto. Logo, quem não se organiza para cumprir tal questão, costuma apresentar um cansaço constante. Consequentemente, a função cognitiva fica muito afetada.

Desse modo, quem apresenta esse comportamento recorrente fica vulnerável a episódios de perda de memória e a queda na produção do hormônio do crescimento. Inegavelmente, essas são consequências da insônia que mais causam impactos negativos no desenvolvimento motor.

Problemas hormonais

Ao decorrer da idade, as pessoas passam a se preocupar com vários problemas que surgem em momentos característicos da nossa vida. Por exemplo, a reposição hormonal na menopausa e tratamentos em mulheres que dispõem da síndrome dos ovários policísticos.

Entretanto, entre os principais sintomas de problemas hormonais está a insônia. Afinal, esses distúrbios estão muito presentes em pessoas que apresentam dificuldade para pegar no sono. Neste caso, é fundamental seguir a orientação do endocrinologista e apostar em medicamentos que ajudem a resolver tal questão com responsabilidade.

Queda da imunidade

A privação de sono traz más consequências ao nosso sistema imunológico, principalmente porque essa atitude provoca uma queda na produção de células de defesa do organismo. Aliado a isso, pessoas que não relaxam o quanto deveriam costumam ficar muito estressadas e até podem sofrer com crises de ansiedade. 

Neste conteúdo, você aprendeu quais são as principais consequências da insônia e o quanto ela traz uma série de problemas que afetam a qualidade de vida. Portanto, procure orientação médica, caso precise, e inicie um tratamento que traga mais vitalidade e equilíbrio entre o físico e o mental.

Zembrin® é ativo botânico inovador que vem auxiliando pessoas com distúrbios do sono a obterem um descanso mais tranquilo e reparador, proporcionado bem-estar físico e mental. É o único ativo patenteado que comprovadamente apresenta dois mecanismos de ação no Sistema Nervoso Central.

A primeira é no transporte de serotonina, inibindo seletivamente a recaptação de serotonina (ISRS), o que reduz os sintomas de ansiedade e estresse. O segundo é na inibição seletiva da enzima fosfodiesterase do tipo 4 (PDE4), melhorando a função cognitiva, a atenção e o raciocínio.

Quer ter acesso a mais dicas como esta? Então não deixe de assinar nossa newsletter. Assim, você fica por dentro das novidades para melhorar sua saúde e seu bem-estar.

Compartilhe este post