Aumentar as vendas na farmácia de manipulação pode parecer uma tarefa difícil, mas isso porque muitos gestores tiveram pouco contato com lições de empreendedorismo e marketing, que ajudam a pensar em estratégias para alavancar os ganhos. Mas, não tem problema, sempre é tempo de aprender e de buscar se aproximar de áreas que podem potencializar o negócio. Estamos aqui para ajudar a como vender mais em farmácia!

Bem, existem algumas estratégias que podem ser colocadas em prática de forma rápida e sem grandes esforços. O importante é fazê-las acontecer! Assim como ter a dedicação de avaliar as estratégias colocadas em prática e mudá-las, caso seja necessário.

Ficou interessado? Então acompanhe a partir de agora 9 dicas simples, porém eficientes, de como impulsionar as vendas em sua farmácia de manipulação.

DESTAQUE PRODUTOS COM MELHOR POTENCIAL DE VENDAS

A mudança de estação, tratamentos em alta e aqueles super lançamentos, por exemplo, são fenômenos que acabam tornando determinados produtos mais relevantes à época. Com relação a outros, já é sabido de seu grande apelo junto ao público, por conta de sua alta procura e volume de vendas.

Esses são itens que merecem um posicionamento especial, tanto no espaço físico e loja virtual (se houver), quanto nas ações de comunicação. É preciso dar maior destaque a eles, pois possuem forte apelo de atração no mercado.

TENHA UM BOM MIX DE PRODUTOS

Além de destacar os produtos mais vendidos na farmácia, é importante ter variedade! Por se tratar do ramo da saúde, os clientes buscam o serviço em momentos pontuais, o que torna a venda específica. Portanto, sanar essa primeira necessidade do cliente que vai até a sua farmácia é primordial.

Além dele encontrar o que precisa, é a oportunidade para oferecer outros produtos. Mas é claro que não se pode “empurrar o produto”, o correto é informar o cliente sobre as indicações desse produto, efeitos e despertar essa primeira curiosidade.

Outro ponto importante é se atentar ao diferentes nichos de mercado. A farmácia precisa contar com um mix diversificado baseado nas preferências de seus clientes fiéis, assim como ser capaz de atrair diferente públicos. Dessa forma, a farmácia pode variar sua clientela e ganhar uma nova fonte de renda. Lembre-se de que essa estratégia deve ser bem planejada para que o investimento dê retorno.

CONHEÇA SEU CLIENTE

Até mesmo as farmácias com longos anos de existência, precisam rever o perfil dos seus clientes. Isso porque as preferências mudam, as necessidades e exigências. Dessa forma, a farmácia precisa acompanhar essas mudanças e estar pronta para atender seus clientes da melhor maneira.

Portanto, existem diversas formas de ter esse relacionamento mais próximo do cliente. Observar o histórico de compras, verificar se clientes não encontraram algum produto na farmácia ou traçar um perfil completo do cliente. Todas essas estratégias podem revelar respostas para a dúvida sobre como vender mais em farmácia. Assim, pode ser uma oportunidade para a farmácia investir em novos produtos e oferecer exclusividades para seus clientes.

IMPLEMENTE ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Um programa de fidelidade serve para fazer com que os clientes queiram voltar e continuar comprando em sua farmácia. Isso acontece porque, geralmente, as estratégias envolvem recompensas oferecidas ao se acumular pontos com as compras, por exemplo.

Então, ao atingir determinada pontuação, o cliente pode trocá-la por produtos ou serviços que: 1. Você deseja divulgar mais (nesse caso, é interessante exigir menos pontos); 2. Estão e alta (exija mais pontos).

Não se trata apenas de uma troca fria. Durante esse processo, cria-se um relacionamento em que a mensagem transmitida, ainda que não dita é: cliente, você é importante para nós, por isso merece esse “mimo”.

TENHA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO

Ter um atendimento padronizado pode ser bom, mas até certo ponto. A medida que os níveis de interação com o cliente vão aumentando, mais se descobre sobre ele e isso deve ser levado em consideração para desenvolver um atendimento mais dedicado, mais personalizado. Afinal, as pessoas querem se sentir únicas, não é mesmo?

Oferecer um atendimento “customizado” é humanizar o processo, pois nele se abre espaço para questões particulares de cada indivíduo, inclusive emocionais. Esse laço emocional, aliás, é muito importante para criar a fidelização.

TENHA UMA EQUIPE TREINADA

Já que falamos de um atendimento humanizado, precisamos também destacar o treinamento da equipe. Além de se mostrar atenciosa e demonstrar empatia ao problemas do cliente, a equipe precisa ter um alto nível de conhecimento técnico. Apresentar dados importantes sobre os produtos, formas de uso, cuidados necessários e alertar sobre possíveis interações de medicamentos, são informações relevantes para o cliente.

Portanto, é preciso treinar a equipe e oferecer todo o material necessário para que ela tenha esse conhecimento. Assim como incentivá-la a se manter atualizada sobre novas informações acerca dos produtos que vendem. Esses diferenciais serão percebidos pelos clientes que terão um atendimento de qualidade.

ORGANIZE O LAYOUT DA FARMÁCIA

Não adianta só ter os produtos mais vendidos da atualidade disponíveis na sua farmácia. Eles precisam estar organizados de forma que melhore a visibilidade e acessibilidade deles pelos clientes.

Além disso, preocupe-se com o posicionamento das estantes, vitrines, balcões e prateleiras para que eles não sejam só atrativos para quem os vê de fora, mas também que chamem atenção de quem está dentro da loja.

A vitrine tem o papel de atrair quem passa pela frente da sua farmácia e os corredores internos devem fazer com que os clientes vejam produtos desejáveis, dispostos entre a altura da cintura e dos olhos. Ou seja: devem ser facilmente alcançáveis.

Por fim, organize os produtos mais vendidos e as promoções próximos ao caixa. Geralmente, enquanto aguarda na fila, o cliente irá ver determinado produto, tocá-lo e uma decisão de compra pode acontecer nesse momento devido uma oportunidade facilitada.

INVISTA EM MARKETING

Tão importante quanto o layout da farmácia, o marketing também é uma forma de atrair clientes. Pois, fora da farmácia, a divulgação do próprio negócio é uma maneira de manter um vínculo com o cliente, apresentando qualidades e diferenciais da farmácia. Mas esse investimento precisa ser planejado.

É preciso um estudo sobre quais meios de publicidade irão atingir o público-alvo da farmácia de forma mais eficiente. Seja no meio offline ou online, esse investimento deve ser constante e feito com responsabilidade. Já que a publicidade na saúde possui restrições e deve obedecer regras específicas.

CAPRICHE NO PÓS-VENDA

Se a sua farmácia de manipulação não alimenta listas de contatos e clientes, comece a fazer isso agora. Caso já tenha as listas, entre em contato com os clientes para saber se gostaram do atendimento, dos produtos que compraram, dos serviços que utilizaram e peça um feedback com informações sobre como pode melhorar o negócio.

Dessa forma, seu atendimento já será mais humanizado também e mostrará a preocupação com a melhoria contínua que, por sua vez, gerará credibilidade.

Outra estratégia é oferecer conteúdos relevantes para a sua lista de contato. Assim, você indica que não quer somente vender, mas também mantê-los informados. Também vale avisar sobre promoções e novidades da farmácia que sejam capazes de atraí-los novamente. Além de incluir nessa estratégia o envio de mensagens em datas comemorativas.

Essas são apenas algumas práticas para ajudar a aumentar as vendas na farmácia de manipulação. Aplique um conjunto de estratégias simples e integradas para que o resultado geral seja sensivelmente otimizado.

E você, quais estratégias usa para aumentar as vendas na sua farmácia de manipulação? Conta para a gente nos comentários!

Observação: Estas informações são direcionadas exclusivamente para farmácias de manipulação. Consumidores finais não devem se guiar por elas.

Referências: Guia da Farmácia e Farmarcas

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