A Globalização nos cerca de tecnologia por todos os lados, isso não há como negar. Porém, algumas áreas de atuação profissional enfrentam certa resistência ao uso de tecnologia, como as clínicas médicas, por exemplo.
Entretanto, os novos aparatos tecnológicos além de ajudar no dia a dia, também podem resolver diversas morosidades do cotidiano.
Que tal começar?
Como usar a tecnologia a favor do seu consultório?
Existem inúmeras maneiras de incluir a tecnologia na rotina do consultório. Entretanto, apesar de termos disponíveis uma infinidade de ferramentas tecnológicas práticas, é necessário ponderar até onde é necessário utilizá-las. Na dúvida, busque sempre algo que agregará valor profissional e um diferencial competitivo para sua clínica.
Dicas de recursos tecnológicos
1. Sistema de Gestão
Lançar mão de um sistema de gestão é essencial para praticamente todos os setores da economia e com as clínicas e consultórios médicos não seria diferente.
O sistema de gestão possibilita a reunião de todas as informações da clínica em um único lugar, que geralmente ficam salvas em uma nuvem, caso ocorra algo inesperado. Existem inclusive, aplicações que têm integração com gadgets como celular e tablet.
Através dele, é possível também ter um histórico completo do seu paciente, desde a inserção dos dados pela secretária, até uma possível consulta de retorno e acompanhamento, passando pela emissão de exames, receitas e resultados.
2. Prontuário Eletrônico
A grande sacada da tecnologia é integrar processos. Um único paciente pode passar por diversas especialidades ao mesmo tempo e, ter um histórico das consultas e procedimentos anteriores pode fazer toda diferença, inclusive auxiliando a descoberta do diagnóstico.
Além disso, através do prontuário eletrônico também é possível armazenar imagens, de raios x e tomografias, por exemplo e consultar tudo o que foi relatado e ministrado anteriormente ao paciente.
3. Agendamento online de consultas
Se você está começando ou tem um consultório pequeno, esta dica de tecnologia pode economizar tempo e dinheiro. Através de uma aplicação ou site que possibilite o agendamento online de consultas, é dispensável o uso de um colaborador para fazer essa função, tendo em vista que o próprio paciente, de onde estiver, terá acesso à agenda médica e escolherá o melhor dia e horário dentre os que estão disponíveis. Leia também nosso artigo de como gerenciar a agenda do seu consultório.
Além disso, esses sistemas evitam o uso e desperdício de papel, ligações telefônicas, erros por verificação manual e pode ser programado o envio de mensagens ao paciente com o lembrete da consulta, via e-mail ou SMS.
4. Dispositivo portátil
Infelizmente é impossível e inviável contar com um médico 24h por dia. Porém, especialmente os portadores de doenças crônicas, necessitam de um acompanhamento constante e mais preciso. Como fazer isso?
Atualmente existem ferramentas que aumentam a autonomia do paciente.Ele mesmo pode programar o dispositivo para realizar avaliações periódicas dos batimentos cardíacos, pressão arterial, níveis sanguíneos entre outros dados, de maneira fácil e integrada.
Caso seja detectada alguma alteração, o paciente já tem dados certeiros para pontuar ao médico em uma possível consulta.
É indiscutível o poder que a tecnologia tem de mudar e melhorar os processos. É importante que o consultório médico também fique sempre antenado nas tendências, para não perder tempo nem produtividade.
Quanto mais ágil for o atendimento e mais fácil ficar para o paciente receber seu diagnóstico sem precisar repetir dados, mais prestígio e reconhecimento pela eficiência sua clínica terá.
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