
A menopausa é um período de transição na vida da mulher, trazendo consigo uma série de mudanças físicas e emocionais, além de marcar o fim dos ciclos menstruais. Durante esse período, ocorrem mudanças hormonais significativas, incluindo a diminuição dos níveis de estrogênio, que desempenham papel vital na manutenção da densidade óssea. Isso ocorre devido a inatividade dos ovários, coincidindo com a redução da reabsorção de cálcio pelo intestino, devido à baixa produção de calcitonina, hormônio que inibe a desmineralização óssea. O déficit de estrogênio é um determinante importante da perda óssea durante esse período. Quando precoce, a menopausa aumenta a perda da massa mineral óssea, podendo levar à osteopenia, que, se não controlada, pode evoluir para a osteoporose.
A osteopenia é uma condição precursora da osteoporose, caracterizada pela perda gradual de massa óssea. Por outro lado, a osteoporose é uma condição mais grave, em que os ossos se tornam frágeis e suscetíveis a fraturas.
Por isso, é essencial adotar medidas preventivas para proteger sua saúde óssea durante a menopausa. Isso inclui:
Dieta balanceada: consumir alimentos ricos em cálcio, vitamina D, vitamina K2 e outros nutrientes essenciais pode ajudar a fortalecer os ossos e a prevenir a perda de massa óssea.
Exercícios regulares: incorporar atividades físicas de impacto, como caminhada, dança e musculação, pode ajudar a fortalecer os ossos e a melhorar a densidade óssea.
Evitar fatores de risco: evitar o tabagismo, consumo excessivo de álcool e estilo de vida sedentário podem reduzir o risco de desenvolver osteopenia e osteoporose.
Afinal, qual a diferença entre a osteopenia e a osteoporose?
A osteopenia e a osteoporose apresentam mais semelhanças que diferenças e estão relacionadas, sendo uma evolução da outra. A redução da densidade mineral óssea é preocupante, no entanto, não é suficiente para ocasionar fraturas, presentes na osteoporose.
Na osteoporose, o aspecto dos ossos se tornam mais evidentes, podendo ocasionar deformação óssea, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida do indivíduo.

A osteoporose é uma condição de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, sendo uma preocupação crescente devido aos seus impactos significativos na qualidade de vida.
Mulheres na pós-menopausa apresentam uma diminuição acelerada da massa óssea após a última menstruação, a qual pode ser até 10 vezes maior do que a observada no período pré-menopausa, sendo que nos primeiros 5 a 10 anos que seguem a última menstruação, essa perda pode ser de 2% a 4% ao ano.
A osteopenia e a osteoporose são um problema mundial
A atrofia óssea, perda de densidade óssea e estabilidade óssea são problemas com os quais especialmente mulheres após a menopausa têm que lidar. Mas não somente essas.
Em mulheres acima dos 45 anos, a osteoporose é responsável por mais dias de internação do que qualquer outra doença, incluindo diabetes, infarto do miocárdio e câncer de mama.
Fonte: Manual Brasileiro de Osteoporose
Diagnóstico da osteoporose
O diagnóstico da osteoporose é essencial para iniciar medidas preventivas e terapêuticas adequadas. O exame de densitometria óssea é o mais comum para avaliar a densidade óssea e diagnosticar a doença. Além disso, ferramentas clínicas como o FRAX e exames bioquímicos são utilizadas para estimar o risco de fraturas e ajudar na tomada de decisões clínicas.
A prevenção é a chave para manter os ossos fortes e saudáveis ao longo da vida. Ao adotar hábitos de vida saudáveis, consultar regularmente um médico e realizar exames de diagnóstico quando indicado, é possível reduzir significativamente o risco de osteoporose.
Como o FORTIBONE® auxilia o tratamento da osteoporose?
Os ossos são compostos por uma mistura de minerais depositados em uma matriz de colágeno. Com o passar do tempo, esses minerais em forma de cristais tornam-se extremamente quebradiços e propensos a se romper. Assim como uma ponte é construída de concreto e aço, o colágeno presente nos ossos é essencial para a manutenção da sua flexibilidade e da sua elasticidade. FORTIBONE® foi desenvolvido para auxiliar na manutenção da saúde óssea, aumentando a densidade mineral óssea e auxiliando em processos de degeneração óssea, auxiliando o controle da progressão tanto da osteopenia como da osteoporose.
FORTIBONE® possui tecnologia alemã e é composto por peptídeos bioativos de colágeno oriundos de ossos bovinos obtidos através de um processo de hidrólise específico e controlado, especialmente formulados para atuar na matriz óssea, estimulando a síntese de colágeno tipo I e outros componentes essenciais para a saúde óssea.
Ao contrário de outros suplementos de colágeno, o FORTIBONE® é exclusivamente direcionado para fortalecer os ossos, aumentando a densidade óssea e reduzindo os processos de degeneração.
Os peptídeos específicos de FORTIBONE® estimulam as células ósseas a aumentar a síntese de componentes ósseos, tais como o colágeno. Eles têm um “efeito sinalizador” sobre as células ósseas para contrabalançar a degeneração do colágeno na matriz óssea. Além disso, FORTIBONE® atenua processos degenerativos nos ossos, reduzindo a degradação óssea.
Estudos científicos demonstraram que a suplementação com FORTIBONE® pode resultar em uma melhoria significativa na densidade mineral óssea, especialmente em mulheres com osteopenia.
Benefícios do FORTIBONE®:
Manutenção da saúde óssea: o FORTIBONE® ajuda a manter a densidade mineral dos ossos saudável, prevenindo a perda óssea e reduzindo o risco de fraturas.
Excelente compatibilidade: este suplemento é uma proteína pura, não alergênica, biocompatível, garantindo sua eficácia e segurança para uso regular.
Complemento ideal: o FORTIBONE® pode ser combinado com cálcio, vitamina D3 e a vitamina K2 para potencializar seus efeitos na saúde óssea, oferecendo uma abordagem abrangente para a prevenção e o tratamento da osteoporose.
FORTIBONE®: uma escolha confiável para a saúde óssea
O FORTIBONE® representa uma excelente alternativa para quem busca fortalecer os ossos e prevenir condições como osteopenia e osteoporose. Sua fórmula exclusiva e seus benefícios comprovados o tornam uma escolha confiável para mulheres que desejam manter uma saúde óssea robusta e duradoura.
FORTIBONE® é uma substância bioativa segura, que não apresenta interações com medicamentos e suplementos alimentares, com baixo teor de sais minerais, livre de gordura, colesterol, carboidratos e fibras.
Experimente os benefícios do FORTIBONE® hoje mesmo! Para adquirir este suplemento inovador, consulte uma farmácia de manipulação mais próxima e aproveite os seus efeitos positivos na saúde óssea. Dê um passo importante em direção a ossos mais fortes e saudáveis.