Diante do cenário de pandemia de COVID-19, boa parte da população passou a preservar hábitos que evitam o contato físico ou a grande exposição que pode tornar o indivíduo mais vulnerável à aparição de doenças infecciosas. Dessa forma, a farmácia teve uma importância ainda maior na conquista desse objetivo em plena era digital, com serviços de entrega, integração e apoio. Essas são ótimas práticas de como fidelizar clientes.
Além disso, não podemos falar sobre a era digital sem mencionar a construção de um diferencial competitivo. Afinal, a internet trouxe a facilidade de negócios de diferentes portes e segmentos aumentarem a divulgação da marca e crescerem exponencialmente. Entretanto, é interessante agir com autenticidade e muita visão estratégica.
Dito isso, aprenda abaixo algumas práticas que tornam possível essa finalidade do seu estabelecimento. Continue conosco e tenha uma boa leitura!
As características do consumidor atual
O comportamento do consumidor sofre alterações conforme os avanços tecnológicos. Esses recursos devem sempre estar presentes na vida do comerciante que deseja atualizar a gestão e se renovar para suprir as necessidades do público.
A internet é um grande apoio na tomada de decisões dos consumidores, já que ela permite ao cliente pesquisar e achar diversas empresas que oferecem serviços e produtos iguais aos seus, com preços e vantagens próprios. Contudo, se você tem presença digital e fatores que ajudam a passar confiança na sua marca, é uma forma de fazer com que o público rapidamente se interesse em fechar uma parceria com a sua farmácia.
Desse modo, podemos perceber que ele tomou consciência do processo de compra. Aliado a isso, o cliente costuma divulgar experiências nas redes sociais e sites de avaliação sobre serviços, produtos e marcas que ele já teve contato. Assim, esses argumentos contribuem para que outros consumidores se baseiam em optar por seu serviço ou pelo da concorrência. Por isso, é importante manter um atendimento personalizado e próximo.
As melhores práticas de como fidelizar clientes
Primeiramente, é necessário usar a tecnologia a seu favor. O sistema integrado de gestão, por exemplo, ajuda a manter a organização e produtividade da sua equipe. Além de reduzir determinados trabalhos manuais, ele melhora o relacionamento com o seu público interno e externo.
Isso acontece porque é possível integrá-lo com o Customer Relationship Management (CRM), gestão de relacionamento com o cliente. Essa é uma ferramenta fundamental para conhecer seu perfil de clientes e usar dados concretos para entregar experiências individuais para cada pessoa. Dito isso, siga abaixo outros pontos que ajudam no aumento de fidelizados da sua lista.
Perfil dos consumidores
Inicialmente, é importante entender quais as verdades que os consumidores defendem e os anseios que eles têm. Um exemplo comum das gerações atuais é a preocupação pela sustentabilidade, além do desejo não só de comprar ou adquirir um serviço, mas de viver experiências memoráveis. Assim, é possível focar em ações estratégicas que melhoram seu relacionamento com o público e mantêm a satisfação dele com sua marca.
Serviços que concorrentes não oferecem e você pode
Entre as opções, podemos citar os planos de assinatura a determinados públicos que sofrem de diabetes, colesterol alto ou problemas cardiovasculares. Assim, eles terão as medicações certas a cada mês em sua casa através dos serviços de entrega, para não se preocupar em sair e fazer a compra.
Além disso, também é possível apostar nos combos de produtos. Eles ajudam a aumentar o seu ticket médio e tornar seu negócio mais rentável, principalmente em períodos sazonais. Por último, você também pode oferecer serviços no local, como aferição de pressão, medição de glicose no sangue e consultoria nutricional.
Atendimento centralizado (omnichannel)
Sem dúvidas, o atendimento centralizado é um dos pontos mais fortes em relação a como fidelizar clientes. Afinal, unir canais físicos e digitais melhora a experiência do cliente com sua marca, aposta na segmentação e colhe informações como hábitos de consumo, idade e demais fatores que contribuem para a empatia e o consequente encantamento pelo seu serviço.
Dito isso, centralizar o atendimento significa ofertar ao cliente a oportunidade de ele poder iniciar uma compra em um canal e finalizar em outro. Por exemplo, imagine que seu consumidor escolheu alguns produtos no aplicativo ou decidiu comprar pelo WhatsApp, mas deseja passar na farmácia para visualizar os produtos e tirar dúvidas com o farmacêutico. Então, esses produtos devem ser separados para quando ele chegar, enquanto as informações precisam estar cadastradas no sistema, para fácil identificação.
Neste conteúdo, você percebeu o quanto é importante saber como fidelizar clientes. Portanto, considere o que dissemos nos tópicos anteriores e invista em ações que trarão benefícios a longo prazo para a sua saúde financeira.
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